Compartilhe!

Nossos Clientes

Tesla Powerwall: Armazenamento doméstico de energia solar

A tesla, empresa sólida construída pelo brilhante Elon Musk mais conhecida por seus carros elétricos, anunciou em outubro, o seu novo projeto, o Tesla Powerwall que na verdade é uma bateria que armazena energia elétrica obtida através de painéis solares e abastece a casa em momentos inoportunos.

Nos dias de hoje, você pode instalar um painel solar em sua casa sem problemas e diminuir os gastos com energia elétrica. Mas se você é uma pessoa normal, seu consumo é mais elevado bem no início da manhã ou durante a noite, quando o sol não está no seu ápice.

Esse projeto (Powerwall) consegue armazenar essa energia obtida durante o dia e permite que você a use posteriormente.

Em alguns países, o custo da energia é elevado em alguns horários de pico, e é justamente nesse horário que poderíamos ligar o Powerwall e diminuir a dependência da rede tradicional. Além disso, em caso de queda de energia, o produto também pode ser usado como um gerador para abastecer toda a casa.

Dois modelos do Powerwall estarão disponíveis inicialmente: o mais básico, de 7 kWh (quilowatt-hora), custa US$ 3.000, enquanto a bateria de 10 kWh será vendida por US$ 3.500. Os custos da instalação e do painel solar não estão inclusos. O produto tem garantia de 10 anos, pode funcionar em temperaturas de –20ºC a 43ºC.

Powerpack: Armazenamento para escritórios

Enquanto o Powerwall foi construído para atender as residências, a empresa de Elon Musk anunciou em conjunto, o Powerpack que é uma espécie de Powerwall turbinado, que será vendido em blocos de 100kWh.

Os dois produtos, em conjunto formam o Tesla Energy que fornecem energia limpa para residências e escritórios. O intuito é que as baterias maiores sejam infinitamente escaláveis, para fornecer energia até mesmo para indústrias e serviços públicos, por exemplo.

Entre os clientes que já aderiram ao projeto, está a Amazon, que começou a testar um sistema de baterias de 4,8 mWh (megawatt-hora) da Tesla em um datacenter da Amazon Web Services localizado na Califórnia. A empresa Target também usa o Powerpack em um seleto grupo de lojas para diminuir o consumo da rede elétrica nos horários de pico.
Como os fãs do ambicioso Elon Musk já devem imaginar, o conceito não é apenas armazenar energia para residências e empresas,
segundo o The Verge, durante a apresentação do Tesla Energy (que foi movida por energia solar armazenada em baterias), o CEO diz que pretende mudar a forma como nós produzimos e consumimos energia. 160 milhões de Powerpacks poderiam abastecer os Estados Unidos, e 2 bilhões seriam suficientes para o mundo inteiro.

Referencias
https://www.theverge.com/2015/5/1/8525309/tesla-energy-elon-musk-battery-announcement

https://tecnoblog.net/177671/tesla-energy-powerwall-powerpack/

Leave a Reply