Como conduzir reuniões com mais produtividade

Gestores e profissionais em cargos de liderança terá que, em algum momento, realizar reuniões e apresentações. A maioria das pessoas, nessa posição se perguntam: Como elaborar uma reunião interativa, produtiva e que prenda a atenção dos participantes?
Existem diversas estratégias para conduzir reuniões, porém algumas delas dependem do modo de apresentação, assunto entre outros fatores relevantes.
Nesta semana, traremos 4 abordagens que funciona na maioria dos casos, e que você possa colocar em prática de imediato:

Nossos Clientes

Antes de tudo: Tenha uma visão clara do seu objetivo

Isso mesmo, qual a proposta que você tem que transmitir para seus participantes? Talvez a questão mais importante e nunca deve ser deixada de lado. Reuniões produtivas tem o objetivo traçado e definido, antes mesmo de começar
Com o objetivo definido, você conseguirá desenvolver todos os tópicos com clareza e propósito, além de preparar seus participantes informando o tema e objetivo da reunião antes, assim eles conseguirão levantar algumas questões para colocarem em pauta.

Faça um levantamento de informações antes de começar

Coloque as seguintes palavras em mente: Reuniões produtivas tem que ter preparo, não tem outro caminho. Quando o objetivo estiver definido, você precisa realizar uma pesquisa completa sobre o assunto. A reunião é sobre o cenário financeiro que a empresa está?
Então colete dados e faça pesquisas, com essas informações você deve elenca-las de acordo com a relevância. Por mais que reuniões sejam importantes, você tem outras tarefas para cumprir ao longo do dia. Veja quais pontos são indispensáveis, estime o tempo que precisa para falar e não se prenda a detalhes desnecessários

Ferramentas são bem-vindas para te auxiliar e reforçar assuntos

Apresentações em PowerPoint, gráficos e textos de reforço sempre vão ajudar a tornar suas reuniões mais produtivas. Mesmo não sendo absolutamente necessárias, são ótimas maneiras de melhorar o entendimento de todos. Além disso, uma estrutura simples de tópicos pode ser o suficiente para te ajudar a relembrar os pontos principais da sua apresentação.

Reserve um tempo no final para discussão

Montou todos os slides e tópicos para a reunião? Reserve 15 minutos para contrapartida dos seus participantes. Abra espaço para sugestões e melhorias, perguntas, esclareça duvidas e receba todas as informações relevantes, em alguns casos, esse dialogo pode te proporcionar justamente a solução que você precisava para algum problema.

Referências:

http://marketti.com.br/7-dicas-para-fazer-uma-reuniao-produtiva/

sbcoaching.com.br/blog/carreira/8-dicas-para-realizar-reunioes-rapidas-e-mais-produtivas/