COMO CONSEGUIR SUCESSO NA ADMINISTRAÇÃO DE ENGENHARIA

Administrar um escritório de engenharia; Civil, mecânica, Elétrica, ou Mecatrônica, pode ser uma tarefa árdua, mas se engana quem pensa que ela não pode ser facilitada! A administração na engenharia requer uma série de medidas inteligentes para garantir o sucesso de um negócio!

Para ser um empresário e obter o sucesso no seu escritório de engenharia, você precisa se atentar ao que faz a diferença no seu negócio, como os seus colaboradores, as suas despesas e o mercado em si impactam na sua empresa!

Pense da seguinte forma: você é um líder e possui liderados! Seus colaboradores precisam seguir um exemplo sólido de liderança, por isso, você precisa ser um líder exemplar.

Ser um chefe ou declarar-se como um líder o tempo todo demonstra fraqueza. Um bom líder é reconhecido onde quer que vai, e não precisa ficar falando sobre isso.

O papel de um bom líder na administração na engenharia!

Sendo um bom líder, você tem o papel de instruir, orientar e conduzir seus liderados rumo a grandes resultados, independentemente da situação!

Portanto, você precisará evitar apontar dedos e realizar correções em público! Isso diminui a auto-estima dos colaboradores e os constrange na frente dos outros. O resultado? Menor produtividade, mau humor e nenhuma fidelidade ao seu negócio, o que ocasiona em um aumento na rotatividade!

Você precisa reter seus funcionários e ter planos para aprimorar as finanças!

De nada adianta ter planos de crescimento para os seus colaboradores se, ao final, você não cuidar da saúde financeira do seu negócio!

É preciso contabilizar cada material utilizado, o quanto cada projeto te custa e o quanto te rende, suas despesas fixas e variáveis etc. Dessa forma, é possível aplicar o controle de estoque, o controle de fluxo de caixa e uma gestão de fornecedores.

Quando isso se faz possível, fica mais fácil pensar em bonificações e prêmios para os seus funcionários sem que isso prejudique as contas do negócio, o que ajuda na construção de um programa de fidelização para os funcionários! Você poderá, assim, reduzir a rotatividade de funcionários e, basicamente, reduzir despesas desnecessárias.

Não deixe seus talentos escaparem pelas suas mãos!

Bons colaboradores precisam ser mantidos! É necessário investir na manutenção dessas pessoas, porque elas têm muito a oferecer para o seu escritório e para a administração na engenharia!

Não deixe de entrar em contato com essas pessoas e entendê-las a fundo, descobrir seus objetivos profissionais e pessoais, metas e objetivos, além de desejos e necessidades! Assim, você será muito mais assertivo e terá resultados melhores!

Leave a Reply