Gestão Proativa: Quais os benefícios em aderir?
O mercado de trabalho em sua constante inovação, exige cada vez mais do profissional. Os prazos de entrega consequentemente diminuem a cada evolução, e parece não haver tempo para prever algumas necessidades futuras.
A Gestão Proativa mostra uma outra face da situação: A cada vez que se consegue planejar um pouco sobre o futuro do empreendimento, os resultados obtidos mostram que essa é uma boa prática a ser adotada.
Se é a primeira vez que lê sobre gestão proativa, leia até o final, pois a seguir apresentaremos informações que podem ser do seu interesse!

Antes de tudo: O que é gestão proativa?

Tome como base, dois tipos de postura para administração de empreendimento. Uma é a gestão proativa e a outra, a reativa, as duas maneiras de gestão nunca são adotadas de maneira absoluta – Nem poderiam!

Nossos Clientes

Porque?

É impossível que alguém implemente toda a direção administrativa e se responsabilize por pautar sempre o que vem a seguir. Do mesmo modo, é inimaginável que, uma pessoa seja capaz de manter a gestão concentrada apenas no agora.
Estima-se que pelo menos dois terços das tomadas de decisão seja voltados apenas para o panorama imediato da situação em que a empresa se encontra. Deste modo, ainda prevalece a gestão reativa, seja por opção ou falta de organização dos negócios.
Diversas dificuldades são encontradas pelas empresas para implementar uma postura mais proativa, em especial o baixo investimento em ferramentas que permitam o desenvolvimento da metodologia. Além disso, dentro dos empreendimentos falta a cultura organizacional que favoreça essa prática.

Mas, como representar a gestão proativa em sua empresa?

A seguir, mostraremos a essência da gestão proativa, os principais fatores básicos dessa gestão e as capacidades incluídas em cada um deles, abordaremos 4 pilares, são eles:

Gestão do comportamento proativo

Abrange as capacidades da empresa de liderar de forma proativa. Promovendo a capacidade de antecipar, criar e construir novas formas de trabalho. Nesse cenário, os líderes são transformadores, e os profissionais têm um perfil proativo.

Gestão da incerteza

Esse engloba o respeito às capacidades da empresa de enfrentar o risco e o erro. Afinal, lidar com a incerteza é um dos principais desafios dos gestores que buscam desenvolver empresas menos reativas. Para tal feito, é necessário desaprender o modelo relativo a risco e erro, e implantar novos conceitos.
Isso faz chegar à conclusão que empresas proativas sabem que não correr riscos é mais perigoso. Por isso eles aprendem com os erros certos, aqueles que resultam do processo de exploração e descoberta enquanto buscam o novo, e evitam os que ocorrem por incompetência funcional ou negligência.

Gestão de inovação proativa

Ter a visão de fazer diferente do que seus concorrentes e até mesmo você já esteja colocando em prática é uma capacidade essencial para empresas proativas A organização precisa ter a disposição para atuar de forma mais flexível em relação a operações e hierarquias. Quando há estruturas burocráticas com forte controle, a proatividade sofre, pois elas inibem a autonomia e os insights.

Gestão do futuro hoje

Ter a capacidade de visualizar realidades futuras e gerenciar a pressão do curto prazo é fundamento na gestão proativa. Esse pilar considera que o futuro não é algo que está por vir, mas que se constrói desde já. Assim a equipe age no presente, mas como os olhos no futuro.
Para desenvolver tal habilidade, é preciso que a empresa tenha uma equipe com capacidade de imaginar realidades futuras. No entanto, empresas que são reféns do presente dificilmente são proativas em suas estratégias de mercado.

E as vantagens da proatividade, quais são?

Sua empresa ganhará amadurecimento do planejamento estratégico inigualável, e com isso as melhorias de resultados vão aparecer instantaneamente, os processos se tornarão mais ágeis que, em conjunto otimizará o tempo do empreendimento e ganhará performance na estruturação de relatórios integrados.
Enfim, existem diversas vantagens quando se adota a gestão que torna a empresa proativa. E depois de absorver esse tema, o gestor se torna mais capacitado a aplicar métodos de administração precisos na empresa!
Atendemos diversos setores com nosso gerenciamento de projetos, otimizamos o empreendimento para redução de custos sem comprometer a obra, visando sempre a excelência e o melhor atendimento.

 

Visite nosso escritório e conheça nossa equipe!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem